Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ponte 25 de Abril: Três nomes entre a ditadura e a democracia

Assinala-se hoje o 51.º aniversário da Ponte Sobre o Tejo, também conhecida como Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar

Notícias ao Minuto

07:59 - 06/08/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Efeméride

Quando foi construída, a Ponte Sobre o Tejo abriu (literalmente) um novo caminho para quem precisava de atravessar o rio todos os dias.

Numa época em que Almada ainda estava pouco desenvolvida, a Ponte Sobre o Tejo ajudou a fixar população e, consequentemente, empresas na margem sul, originando o seu desenvolvimento económico e social.

Atualmente, a ponte é utilizada por milhares de utentes todos os dias, seja através da travessia rodoviária, seja através da travessia ferroviária.

Tempos houve em que as portagens não se pagavam no mês de agosto, uma prática que entrou em desuso devido à crise económica que o país recentemente atravessou.

Os dados económicos estão melhores, mais favoráveis, mas a portagem continua a pagar-se e o valor volta e meia sobe - atualmente paga-se 1,75 euros para entrar na margem norte do Tejo.

A propósito do 51.º aniversário da inauguração da ponte organizámos uma galeria na qual lhe contamos a breve história de uma das construções mais icónicas do Estado Novo na capital do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório