A Polícia Marítima foi esta quinta-feira chamada à praia da Costa da Caparica, por volta do meio-dia, por causa de uma tartaruga que foi apanhada na rede de pesca.
Os pescadores da Costa da Caparica encontravam-se na faina, durante a tradicional pesca da Arte Xávega, quando, ao puxar a rede, na praia, se depararam com uma tartaruga de cerca de 1,70 metros de comprimento, de acordo com o indicado ao Notícias ao Minuto pela autoridade marítima.
A tartaruga foi encontrada viva, apenas apresentando algumas escoriações. A Polícia Marítima chamou ao local especialistas do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICN), que assistiu nas primeiras observações e no transporte do animal, conforme pode ver nas imagens acima.
Embora a presença da tartaruga estivesse a fazer as delícias dos presentes, como se constata pelas imagens partilhadas no Facebook por Filipa Leandro (autora dos livros 'Vem Surfar com a Pipa, Jaime e Kika'), o animal estava a apresentar alguns sinais de "stress" e foi, então, transportado para as instalações da Polícia Marítima.
Trata-se de uma Tartaruga de Couro ou Gigante que, de acordo com o site Tartarugas Marinhas, “pode medir entre 130 e 183 centímetros de comprimento curvilíneo de carapaça e pesar entre 300 e 500 quilos”.
O animal foi depois levado para as instalações da Polícia Marítima até chegar uma equipa do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) de Ílhavo, em Aveiro. O CRAM indicou ao Notícias ao Minuto que a tartaruga se encontra "em observação" e que permanecerá nas suas instalações até estar apta para ser devolvida ao mar.