Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Porque é que os incêndios em Portugal são tão mortíferos? A BBC responde

Imprensa britânica analisa o que se passou em Portugal.

Porque é que os incêndios em Portugal são tão mortíferos? A BBC responde

A BBC realiza hoje uma análise à tragédia que assola, atualmente, o centro do país, salientando que "os incêndios florestais são uma ameaça anual em Portugal".

"Segundo a Agência Europeia do Ambiente, houve mais incêndios ali entre 1993 e 2013 do que em Espanha, França, Itália ou Grécia, apesar de ser um pais relativamente pequeno a nível geográfico", refere a imprensa britânica, questionando-se em seguida sobre o que leva Portugal a ser propício a estas tragédias.

A publicação apresenta então várias possibilidades, começando pelas temperaturas, referindo que se trata de um país "quente" que está a vivenciar ainda antes do verão temperaturas já elevadas.

Segue-se o facto de “Portugal ser um dos países da Europa com mais zonas florestais”, a maioria delas propriedades privadas. "A falta de gestão da floresta é uma parte fundamental do problema de Portugal", aponta, referindo ainda a existência de muitas "plantações de eucaliptos", uma espécie que "desenvolveu muito em Portugal com o crescimento da indústria do papel no século XX em Portugal".

"A árvore rica em seiva que cobre grande do centro e norte de Portugal também é altamente inflamável", lê-se na publicação que fala ainda na falta de uma estratégia de combate aos incêndios.

Por fim, a publicação aponta as falhas de comunicação registadas, sobretudo entre as autoridades nacionais" e que terão contribuído que a tragédia fosse maior do que deveria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório