Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Incêndios: Espanha fala em "inoperância e falta de recursos" portugueses

País vizinho critica Portugal por permitir que em pleno século XXI morram tantas pessoas vítimas de um incêndio florestal.

Incêndios: Espanha fala em "inoperância e falta de recursos" portugueses
Notícias ao Minuto

23:53 - 19/06/17 por Andrea Pinto

País Pedrógão Grande

O incêndio que ainda deflagra na região de Pedrógão Grande tem sido notícia um pouco por todo o mundo, sendo considerada já a maior tragédia a nível nacional.

O El Mundo dedica o seu editorial desta segunda-feira ao que está a acontecer no centro do país.

A publicação espanhola fala em "inoperância e alarmante falta de recursos do Estado luso para fazer frente aos incêndios florestais, um flagelo que assola todos os anos" Portugal.

O El Mundo refere, ainda, que as autoridades lusas estão "sobrecarregadas" e que apesar de ter 700 operacionais no terreno este é ainda um número "insuficiente".

"É inaceitável que, no século XXI, um incêndio num país da União Europeia provoque tantas fatalidades. Tendo em conta, sobretudo, os incidentes dos últimos anos. Este terrível episódio prova que Portugal não está pronto para enfrentar o fogo. Não tem realizado o trabalho de prevenção adequado, nem tem um dispositivo ideal para controlar, delimitar e extinguir os incêndios, o que revela não só a ineficácia dos seus equipamentos, como uma preocupante falta de meios", lê-se.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório