Os europeus são os menos religiosos do mundo e Portugal integra a lista dos países com menor índice de população que acredita em Deus.
Estas são as principais conclusões de um inquérito feito pela Win Gallup International, em parceria com a Marktest, que apurou também que a percentagem de portugueses a afirmar-se como religiosa se fica pelos 59%.
Entre os países que se dizem religiosos, a tabela é liderada pela Tailândia e Nigéria, com índices que rondam os 95%, em contraste com a China ou o Japão, onde essa percentagem dificilmente chega aos 10%.
Quanto à Europa em específico, Portugal faz parte do grupo de países menos religiosos, juntamente com outras nações como a França (onde 45% se diz religioso), Irlanda (40%), Espanha (37%), Alemanha (34%) ou Reino Unido (27%).
Quanto a pessoas que acreditam na existência de Deus, Portugal apresenta um índice de 60%, percentagem essa que desce para 38% quando questionados sobre se acreditam na vida depois da morte, mas que volta a subir para os 63% quando confrontados sobre a existência da alma.