Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Quando uma discoteca quase pôs em causa o 25 de Abril

Otelo Saraiva de Carvalho contou ao Notícias ao Minuto o episódio caricato da tomada do aeroporto pelos Capitães de Abril.

Quando uma discoteca quase pôs em causa o 25 de Abril
Notícias ao Minuto

07:36 - 25/04/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Otelo S. Carvalho

Um dos objetivos que tinha de ser conquistado na madrugada do dia 25 de Abril para garantir a eficácia do golpe de Estado era o Aeroporto de Lisboa. Era preciso dominar o local para evitar que elementos do governo, inclusivamente Marcello Caetano, fugissem do país.

A missão ficou a cargo do capitão Rui Rodrigues, da Escola Prática de Infantaria de Mafra, e do capitão Costa Martins que, já em Lisboa, estava delegado a apoiar os militares na Portela.

Porém, nem tudo saiu como planeado.

Estava determinado que às 04h00 da madrugada de 25 de Abril fosse emitido o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas a dar conta dos objetivos já cumpridos e conquistados. Mas o batalhão que deveria tomar o aeroporto estava atrasado e Costa Martins deu por si sozinho na Portela, o que acabou por não se revelar um problema.

“Ele chegou lá, sozinho, de pistola em punho e mandou chamar os homens da Guarda Fiscal. Sentou-os a todos e disse: ‘ponham aqui as vossas armas. O aeroporto está todo cercado com tropas nossas, do MFA, e o aeródromo Base 1 também já está tomado”, recordou Otelo Saraiva de Carvalho ao Notícias ao Minuto.

Mas tudo não passou de um “bluff de mais de uma hora”. Costa Martins estava sozinho. Arriscou e tomou o aeroporto, garantindo às autoridades no local que estavam centenas de militares nas imediações prontos para entrar em ação em caso de necessidade.

Quando uma discoteca quase atrapalha uma revolução

Mas afinal por que razão o capitão Costa Martins teve de tomar o aeroporto sozinho? A explicação é simples e foi dada por Otelo Saraiva de Carvalho entre gargalhadas.

O capitão Rui Rodrigues havia feito o reconhecimento do caminho para chegar de Mafra à Portela. Porém, havia-o feito durante o dia. Na madrugada de 25 de Abril, uma quinta-feira, uma estrada que o capitão tinha assinalado como sendo caminho a seguir em Camarate tinha vários carros estacionados, o que impedia a passagem das viaturas militares. E tudo porque existia uma “boîte” naquele local. Ora, não sendo de Lisboa, o capitão não conhecia a zona em causa, o que atrasou a chegada da coluna militar ao seu objetivo.

“Teve de fazer um desvio enorme para cumprir a missão”, recorda Otelo, lembrando ainda a surpresa do capitão Rui Rodrigues ao chegar ao aeroporto e ver Costa Martins de arma em punho perante “meia dúzia” de detidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório