O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou esta terça-feira que os agentes da Polícia Municipal vão ter um uniforme comum, avança o Sol. A nova farda vai ser estendida a todo o País e tem como principal objectivo fazer a distinção entre a Polícia Municipal e as outras forças de segurança.
O secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo de Ávila, explicou que o novo diploma que prevê esta alteração, e que ainda está em fase de preparação, “vai fixar não só a uniformização do uniforme, mas ainda das comunicações e dos próprios dísticos”.
No total, “estão 10 pontos em cima da mesa, mais cinco do que aqueles que estão considerados no projecto de resolução apresentado na Assembleia da República", acrescentou Filipe Lobo de Ávila, citado pelo Sol.
O responsável detalhou ainda que o ministério tem estado reunido com os sindicatos das polícias municipais “e em discussão está, por exemplo, a redefinição da estrutura das carreiras, a licença de porte de arma, a criação de um código deontológico e a própria cooperação com as outras forças de segurança".