Hernâni Carvalho, comentador de casos criminais nas 'Queridas Manhãs', na SIC, está a ser alvo de duras críticas. Em causa, os seus comentários a um caso que envolve supostas agressões de um homem aos dois enteados, de um e três anos de idade, em Sintra.
O suspeito dos crimes, um homem de 39 anos que trabalhará nos serviços municipalizados, aguarda julgamento em casa, com pulseira eletrónica. Na antena da estação de Carnaxide, Hernâni Carvalho disse que, se o senhor vier a ser preso, à entrada da cadeia deveria ser-lhe escrito na testa 'agredi uma criança de um ano'.
"Depois os presos explicam, têm uma conversa com ele, tem atitudes pedagógicas, levam-no a jogar à bola, fazem-lhe massagens, essas coisas todas (...) Porque os presos são seres humanos e não gostam destes protohumanos", disse o comentador. Algo que está a ser visto como um incitamento à violência.
O blog Manifesto 74 condena a atitude do comentador, acusando-o de ter dado "o salto qualitativo e passado diretamente do comentário da criminalidade à atividade criminal propriamente dita".
Isto porque, lês-se no post no blog, Hernâni "apelou publicamente a que se cometam atos de violência contra o suspeito de um crime".
Miguel Tiago, do PCP, escreve também no seu Facebook, a propósito do caso: "Não pode ficar impune. Este eleito do PSD diz barbaridade atrás de barbaridade, mas quando a barbaridade é crime, as responsabilidades devem ser proporcionais".