Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Após greve parcial, trabalhadores da Casa da Moeda agendam novo protesto

Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) realizaram hoje uma greve parcial e uma concentração junto à empresa, em defesa de aumentos salariais, e prometeram repetir o protesto dia 7 de março.

Após greve parcial, trabalhadores da Casa da Moeda agendam novo protesto
Notícias ao Minuto

20:48 - 31/01/17 por Lusa

País INCM

Os funcionários do turno da manhã paralisaram nas duas últimas horas de trabalho (das 14h00 às 16h00) e os do turno da tarde pararam nas duas primeiras (entre as 16h00 e as 18h00).

Ao início da tarde os trabalhadores em greve concentraram-se junto à sede da empresa onde decorreu uma reunião entre a administração e os representantes sindicais dos trabalhadores.

"Esta paralisação teve como objetivo exigir o aumento dos salários, que há mais de sete anos não são atualizados, bem como o cumprimento dos direitos consagrados no Acordo de Empresa (AE), que a administração pretende pôr em causa", disse à agência Lusa Navalha Garcia, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras (SITE).

Segundo o sindicalista, a administração da empresa quer fazer "uma revisão global do AE e instituir piores condições de trabalho, sem propor qualquer aumento salarial".

No entanto, na reunião de hoje, a administração da INCM comprometeu-se a pedir à tutela um regime de exceção para poder negociar aumentos salariais com os trabalhadores, disse Navalha Garcia.

Os trabalhadores vão reunir-se em plenário no dia 24 de fevereiro e vão repetir a greve parcial e a concentração no dia 7 de março, data em se realiza a próxima reunião negocial.

"A greve parcial e a concentração junto à empresa vão repetir-se sempre que se realize uma reunião negocial, sem que a administração da empresa tenha apresentado uma proposta de aumentos salariais", afirmou o sindicalista.

A INCM é uma empresa do Setor Empresarial do Estado e tem 653 trabalhadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório