Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

Marcelo regista sucesso do programa para juntar escritores e alunos

Os encontros entre estudantes e escritores no Palácio de Belém promovidos pelo Presidente da República vão continuar no próximo ano letivo, disse hoje Marcelo Rebelo de Sousa, registando o sucesso da iniciativa.

Marcelo regista sucesso do programa para juntar escritores e alunos
Notícias ao Minuto

16:23 - 31/01/17 por Lusa

País Presidente Turquia

"Achei que não ia ter o sucesso que teve. Há mais escolas a vir cá, tantos autores aceitaram", disse o Presidente da República, adiantando que a iniciativa "Escritores no Palácio de Belém", que inicialmente terminaria em maio, vai continuar no próximo ano.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "há mais autores e muita gente nova a escrever" e com interesse na iniciativa e também turmas a manifestar interesse em participar.

"Uma coisa é ler, imaginar o que o autor quis dizer, outra coisa é ouvir da boca dele, perguntar porque é que escreveu este livro e o que quis dizer", salientou o chefe do Estado, que falava aos jornalistas no final da iniciativa que reuniu hoje em Belém alunos do Colégio Nossa Senhora da Conceição, de Guimarães, e o escritor Miguel Sousa Tavares.

Entre as perguntas sobre passagens do livro "Não se encontra o que se procura" e sobre outras obras de Miguel Sousa Tavares, os alunos mostraram também curiosidade sobre a vida do escritor, que se definiu como "um contador de histórias", que já quis ser padre, futebolista e realizador de cinema.

E, numa conversa sobre histórias, imagens e significados, Miguel Sousa Tavares foi questionado sobre o silêncio quando um dos alunos, Paulo, lhe pediu para explicar quais são as alturas "em que o silêncio esmaga".

Quando o silêncio é imposto pode esmagar, explicou Sousa Tavares. Por outro lado, o silêncio também pode ser esmagador quando "nos deslumbra", como se "o silêncio tivesse um ruído próprio que nos acordasse", descreveu.

No final do encontro, Miguel Sousa Tavares defendeu que é cada vez mais importante "haver quem escreva" e "levar os jovens a lerem" e explicar que "a literatura, a arte de contar histórias e o dever de ler histórias, é altamente formativa".

A iniciativa presidencial vai decorrer este ano até 23 de maio, convidando alunos de diferentes níveis de escolaridade de 30 escolas a encontrarem-se com outros tantos escritores, sempre no Palácio de Belém, em Lisboa.

António Torrado, Isabel Minhós Martins, Rosário Alçada Araújo, Afonso Cruz, Isabel Zambujal, Miguel Sousa Tavares, Alice Vieira, Cristina Carvalho, Lídia Jorge, João de Melo, Kalaf, António Mota, Inês Pedrosa e José Fanha são outros dos autores convidados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório