De acordo com o IPMA, em "risco muito elevado" de incêndio estão os concelhos de Arouca (Aveiro), Vila de Rei (Castelo Branco) e Mação (Santarém).
Em risco “elevado” estão também vários concelhos do Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora, Beja, Setúbal e Faro.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo”.
O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13h00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Na próxima quarta-feira arranca a fase 'Bravo' (entre os dias 15 de Maio e 30 de Junho) de combate a incêndios florestais, seguindo-se as fases Charlie (1 de Julho a 30 de Setembro) e Delta (de 1 a 31 de Outubro).
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade a partir da tarde nas regiões centro e sul, em especial no interior, e nas zonas montanhosas da região norte, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.
A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante leste, soprando de noroeste a partir da tarde e aumentando temporariamente para moderado) na faixa costeira a norte do Cabo Raso, neblina ou nevoeiro matinal no litoral norte e centro e pequena subida de temperatura.
Nos Açores e na Madeira prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado.
Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 28 graus, Évora 30, Beja 29, Porto e Faro 24, Funchal 21 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 17.