"Os professores estão nas salas e os membros da direção ajudaram a organizar o início das aulas", explicou José Teixeira.
O diretor avançou à Lusa que se trata de uma paralisação até às 10:30 dos auxiliares de ação educativa, previamente anunciada, que se queixam de um número pequeno de profissionais naquele estabelecimento face às necessidades.
Segundo o responsável da escola, de acordo com os rácios oficiais, os 27 funcionários são suficientes, mas a recente diminuição do horário de trabalho semanal, das 40 para as 35 horas, criou dificuldades acrescidas.
Além disso, frisou, a remodelação do estabelecimento também criou áreas maiores que obrigam a maior dispersão dos funcionários.
Esta manhã, os auxiliares educativos do estabelecimento concentraram-se junto à entrada da escola, acompanhados por dirigentes da associação de pais, que se solidarizaram com o protesto.
O quadro de auxiliares da ESMC é de 27 profissionais, mas tem havido dificuldades quando alguns estão de baixa médica, acrescentou o diretor.