Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

"Não sei se ele está consciente. Ele não reage, nem aos filhos"

Eduardo Barroso comentou aos jornalistas o estado clínico de Mário Soares.

"Não sei se ele está consciente. Ele não reage, nem aos filhos"
Notícias ao Minuto

13:51 - 13/12/16 por Inês Esparteiro Araújo com Lusa

País Eduardo Barroso

Um bocadinho igual ao que ele tem estado nos últimos tempos”, foi como Eduardo Barroso descreveu o estado de saúde do seu tio, Mário Soares. Quando questionado sobre se o antigo Presidente da República está consciente ou não, respondeu que “não sabe”, avançando que Mário Soares “não reage (…) nem aos filhos, mas é normal”, vincou.

Explicando que o histórico socialista teve “uns vómitos”, assegurou “que não se revelou nada de orgânico”. “Já fez os exames e não é nada de orgânico (…) e isso tirou-me um peso de cima”, afirmou.

"São 92 anos de um homem que já estava fragilizado, que ficou muito mais fragilizado depois da encefalite e ainda mais depois de ter perdido a sua mulher", disse Eduardo Barroso à saída do Hospital da Cruz. Barroso revelou ainda que o médico que está a acompanhar Mário Soares lhe disse que "se calhar o iam pôr no quarto" porque "não vai precisar de cuidados intensivos".

Contudo, fez notar que tanto João Soares como Isabel (filhos de Mário Soares) “estão preocupados há muito tempo por outras razões. Isto tem sido um plano inclinado”, fez notar. "O facto de ter perdido a mulher, uma companheira de uma vida, tudo isso tem levado o tio Mário a estar diferente", admitiu.

Sobre a visita de Marcelo, afirmou que apesar de o ter aconselhado a "não vir, porque a família não quer que vejam o pai nestas circunstâncias", disse estar seguro que a visita do Presidente da República foi feita com "genuína sinceridade".

Durante a madrugada o antigo Chefe de Estado sentiu-se mal e foi levado para o Hospital da Cruz Vermelha, onde continua internado. Nós últimos tempos Mário Soares, de 92 anos, quase não apareceu em público, sendo notória a sua debilidade física.

[Notícia atualizada às 13h56]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório