Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu o neurocirurgião João Lobo Antunes

O neurocirurgião e ex-professor de medicina tinha 72 anos.

Morreu o neurocirurgião João Lobo Antunes
Notícias ao Minuto

15:52 - 27/10/16 por Carolina Rico com Lusa

País Óbito

Morreu esta quinta-feira o neurocirurgião João Lobo Antunes, avança a SIC Notícias.

Era atualmente presidente da Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Professor na Faculdade de Medicina de Lisboa, João Lobo Antunes deixou de exercer em junho do ano passado por motivos de saúde.

Foi também diretor de serviço de neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa; Vice-Presidente para a Europa do World Federation of Neurosurgical Society; Presidente da Sociedade Europeia de Neurocirurgia do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e da Academia Portuguesa de Medicina e Professor Convidado da Universidade de Pequim.

Dedicou-se principalmente ao estudo do hipotálamo e da hipófise e foi o primeiro médico da história a implantar um olho eletrónico num cego, implante já feito em 15 invisuais, que assim conseguem ver algumas formas e distinguir certas cores.

João Lobo Antunes foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique; com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iágua de Espada; com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade; distinguido com o Prémio Pessoa em 1996 e recebeu no ano passado o Prémio Nacional de Saúde. 

Era irmão do escritor António Lobo e pai da atriz Paula Lobo Antunes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório