Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sócrates lança novo livro este mês. Desta vez, o tema é o carisma

Livro chega às livrarias no próximo dia 27.

Notícias ao Minuto

17:24 - 11/10/16 por Melissa Lopes

País Literatura

Depois de 'A Confiança no Mundo – Sobre a Tortura em Democracia', José Sócrates está prestes a lançar um novo livro. Desta vez, o antigo primeiro-ministro escreveu sobre carisma.

'Dom Profano - Considerações Sobre o Carisma' - obra que terá sido escrita durante o período em que esteve na prisão em Évora - vai ser apresentado no dia 28 de outubro, pelas 18h30, no Auditório da FIL, em Lisboa. Mas chega às livrarias no dia anterior, confirmou o Notícias ao Minuto com a editora responsável Sextante. 

"O que mais persistentemente ficou no meu espírito foi a desconfiança do autor [Max Weber] relativamente ao poder dos aparelhos burocráticos e a aversão ao regime de funcionários. A atual crise europeia levou-me a regressar a Weber e a este tema, cem anos depois. Esta é a razão do livro", explica Sócrates numa 'nota de intenções' a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Acrescenta ainda o antigo primeiro-ministro que "na ciência política, a questão do carisma é, no essencial, uma discussão sobre liderança. Durante muito tempo, na cultura política europeia este debate foi residual. Afinal, pensava-se que podíamos aperfeiçoar as democracias pondo de lado, com vantagem, a dimensão pessoal da política e substituindo-a pela discussão sobre ideias e programas".

Terminando a nota, José Sócrates escreve ainda: "Qualquer valorização das questões da liderança ecoava como suspeita perante as regras da democracia. O fantasma dos totalitarismos carismáticos deixou uma longa herança. Este é o tema do livro", esclarece.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório