Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Perdi a carteira. E agora? Mais de metade conseguiu recuperá-la

Perdeu a carteira? Junte-se a uma lista com milhares de pessoas e faça figas: Há uma boa probabilidade de a voltar a ver.

Perdi a carteira. E agora? Mais de metade conseguiu recuperá-la
Notícias ao Minuto

08:04 - 09/10/16 por Carolina Rico

País PSP

Em 2015, foram perdidas ou furtadas 3.529 carteiras em todo o país. São números reunidos pela Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública a pedido do Notícias ao Minuto.

Cerca de 64%, dos que apresentaram queixa na PSP depois de se aperceberem de que a sua carteira tinha desaparecido conseguiram recuperará-la.

O número de carteiras perdidas e devolvidas foi semelhante nos dois últimos anos. Em 2015, foram extraviadas 3.529 carteiras e recuperadas 2.264, no ano anterior, registaram-se 3.516 perdas e apareceram 2.178.

Não foi possível apurar se as carteiras entregues nas esquadras de todo o país ou aos próprios donos tinham ainda os documentos e/ou dinheiro lá dentro.

Quando a carteira é perdida acidentalmente e encontrada por terceiros há alguma hipótese disto acontecer, mas caso se trate de um furto, um roubo sem que a vítima se aperceba, o dinheiro desaparece mas ainda pode ser possível recuperar documentos.

Para evitar perder a carteira vítima de furto, a PSP deixa várias recomendações:

- Evite mostrar grandes quantias de dinheiro em público;

- Cuidado com o local onde guarda a carteira. Ponha-a num local de difícil acesso como um mala fechada que use junto ao corpo e que consiga ver, nunca numa mochila. Pode ainda guardá-la num bolso interior do casaco vestido ou nos bolsos da frente das calças;

- Tenha sempre atenção ao que o rodeia e desconfie se um estranho o abordar ou tentar captar a sua atenção, pode ser cúmplice num esquema para o furtar. Nos transportes públicos redobre o cuidado, em especial nas entradas e saídas.

- Num local muito congestionado, preste atenção a pessoas que provoquem empurrões, agitação, encontrões ou contacto físico desnecessário;

Em jeito de brincadeira, a PSP deixa ainda esta dica: em vez da carteira use um tijolo no bolso de trás das calças:

Notícias ao Minuto

E se se aperceber do desaparecimento da carteira, o que deve fazer?

- Participe o desaparecimento numa esquadra, referindo o conteúdo da carteira, o intervalo de tempo em que deu pela sua falta e o local onde a viu pela última vez;

- Contacte o seu banco. Deve avisar as entidades emissoras de cartões de crédito ou de débito que perdeu a carteira. Pode também ligar para a SIBS (808 201 251 ou 217 918 780) e pedir o cancelamento imediato dos cartões;

- Cancele documentos. Se passado uma semana ainda não tiver conseguido reaver a carteira, deve cancelar os seus cartões de identificação. Pode fazê-lo numa Loja do Cidadão ou junto da autoridade emissora;

- Tem um mês para substituir os documentos. Na área da grande Lisboa há um serviço que lhe permite fazer um novo cartão de cidadão, carta de condução, documento único automóvel, cartão de pensionista, cartão do Automóvel Clube de Portugal e cartão de beneficiário da ADSE num só local. Chama-se balcão ‘Perdi a Carteira’ e existe nas Lojas do Cidadão de Odivelas e das Laranjeiras com agendamento prévio (pode marcar através do 707 241 107).

Ainda está à procura da sua carteira?

O Ministério da Administração Interna permite-lhe fazer uma pesquisa rápida nas bases de dados dos ‘perdidos e achados’ da PSP e GNR, onde pode ver se alguém entregou numa esquadra uma carteira semelhante à sua.

Basta aceder ao site perdidoseachados.mai.gov.pt e pesquisar entre os documentos ou objetos encontrados, indicando o que procura, o dia e local em que o perdeu e uma breve descrição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório