A cerimónia militar comemorativa do dia da unidade e da participação do RC3 na batalha de Fuente de Cantos, da Guerra Peninsular, e que deu origem ao dia da unidade, vai decorrer às 16:30.
O RC3 foi a unidade que mobilizou o maior número de militares para a guerra nas antigas colónias portuguesas, cerca de 42 mil homens, integrando 42 batalhões e 18 companhias, e a que registou o maior número de mortos - 485.
Considerada uma das unidades militares mais influentes na revolução do 25 de abril de 1974, o RC3 participou com um Esquadrão de Reconhecimento, comandado pelo capitão Andrade Moura, com 120 homens, nas movimentações militares que derrubaram a ditadura.
O Regimento de Cavalaria 3 "Dragões de Olivença" tem origem numa das mais antigas unidades do Exército, fundada em 1707, em Olivença, e participou também na Guerra Peninsular e na I Guerra Mundial.
O RC3 está instalado em Estremoz há 141 anos, desde 05 de abril de 1875.
O dia da unidade é celebrado, habitualmente, a 15 de setembro, data em que decorreu a Batalha de Fuente de Cantos, em 1810.
O programa comemorativo dos 309 anos da unidade inclui outras atividades de âmbito cultural e desportivo, como uma exposição de pintura, na Casa de Sargentos, a partir de quinta-feira e que fica patente ao público até ao dia 07 de outubro.
Também no âmbito destas comemorações decorre no próximo sábado, no Rossio Marquês de Pombal, às 21:00, uma atuação da Reprise de Mafra e às 22:00, também no Rossio, um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.