Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Fogo em Silves entrou em rescaldo e mobiliza ainda dois meios aéreos

O incêndio que desde as 15:00 de segunda-feira lavra em Silves, no Algarve, entrou em fase de rescaldo, disse à Lusa o comandante operacional de socorro Richard Marques, adiantando que se mantêm no local dois meios aéreos.

Fogo em Silves entrou em rescaldo e mobiliza ainda dois meios aéreos
Notícias ao Minuto

10:38 - 09/08/16 por Lusa

País Incêndios

Segundo aquele responsável, o incêndio entrou em fase de rescaldo às 09:15, estando ainda no terreno 368 operacionais, apoiados por 107 veículos, dez máquinas de rasto e dois meios aéreos, que estão a colaborar na extinção de pequenas reativações do fogo.

"Estamos a desenvolver um plano de desmobilização gradual e a proceder a operações de consolidação de todo o perímetro e rescaldo a toda a área afetada", afirmou, acrescentando que a quantidade de área ardida ainda está a ser calculada pelas autoridades.

O incêndio, que deflagrou ao início da tarde de segunda-feira na zona da Perna Seca, freguesia de São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves, obrigou à evacuação preventiva de casas sob ameaça das chamas, num total de 49 pessoas.

Segundo Richard Marques, tratou-se de uma medida preventiva, que visou deslocar, em antecipação à evolução do incêndio, as pessoas mais vulneráveis, sobretudo idosos, com mobilidade reduzida.

O incêndio lavrou mais intensamente numa zona de mato, pinhal e eucaliptal, com povoamento misto e disperso, não tendo atingido habitações ou provocado danos materiais significativos, além de algumas ruínas e anexos.

No local, mantêm-se diversas corporações de bombeiros do Algarve, de Beja e um grupo de reforço de Lisboa, bem como elementos da Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha Portuguesa e Forças Armadas.

Os pelotões das Forças Armadas entraram no terreno às 07:00, para fazer vigilância ativa, concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório