Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Quase 3 mil homens combatem 150 fogos ativos em todo o país

Quase três mil bombeiros combatem mais de cem incêndios em todo o país, apoiados por 28 meios aéreos e mais de 700 meios terrestres, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Quase 3 mil homens combatem 150 fogos ativos em todo o país
Notícias ao Minuto

16:25 - 07/08/16 por Lusa

País Incêndios

A ANPC destacava como "importantes" sete incêndios rurais que estavam a ser combatidos por 803 operacionais, 257 meios terrestres e 16 meios aéreos, nos distritos de Aveiro (onde se registam três ocorrências significativas), Viseu, Porto, Viana do Castelo e Bragança.

Durante o dia de hoje e até às 15:40, a ANPC tinha registado 298 incêndios rurais, que envolveram 4.220 operacionais, 1.131 meios terrestres e 29 meios aéreos.

Os distritos do Porto, Braga e Aveiro são os que registam mais incêndios rurais "em aberto", com 38, 31 e 21 fogos assinalados pela ANPC, respetivamente.

No distrito do Porto, o combate às chamas mobiliza 648 homens, ao passo que 547 e 257 operacionais trabalham em Aveiro e Braga, respetivamente.

Na Guarda, 385 operacionais acorrem a 12 incêndios rurais em curso.

Em Viseu, 346 homens combatem as chamas em 11 locais.

É deste distrito o incêndio rural mais recentemente acrescentado pela ANPC à lista de "ocorrências importantes", por volta das 15:40.

O fogo em Travanca de Bodiosa, freguesia de Bodiosa, concelho e distrito de Viseu, mobiliza 192 operacionais, 53 meios terrestres e quatro meios aéreos.

O incêndio "em mato, com duas frentes ativas", começou às 12:39.

Quanto aos incêndios rurais "importantes", o que mais meios mobiliza é o de Medas e Melres, concelho de Gondomar, distrito do Porto, que a ANPC já indica como "dominado".

Este fogo, que começou na sexta-feira, está a ser combatido por 176 homens, 63 meios terrestres e dois meios aéreos, de acordo com a ANPC.

O presidente da junta de freguesia de Melres e Medas, José Andrade, disse hoje de manhã à Lusa que o fogo destruiu uma casa, chamuscou outras e obrigou a retirar de casa cerca de 20 pessoas.

No distrito de Viana do Castelo, um incêndio na Peneda, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, que começou na quinta-feira, mobiliza 114 homens, 31 meios terrestres e dois meios aéreos.

Em Aveiro, estão em curso três incêndios, nos concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Estarreja.

O incêndio num eucaliptal em Salreu, concelho de Estarreja, distrito de Aveiro, obrigou ao corte da A1 e da A29, estando a ser combatido por 49 homens, 20 meios terrestres e três meios aéreos, de acordo com a ANPC.

Este fogo, que começou às 09:25, tem uma frente ativa.

Um incêndio que deflagrou numa zona de mato em Felgueira, freguesia de Arões, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro, tem três frentes ativas e está a ser combatido por 113 operacionais e 37 meios terrestres.

Em Provisende de Cima, freguesia de Rossas, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, 60 bombeiros combatem um incêndio em mato com duas frentes ativas que começou pelas 19:00 de sábado.

O combate às chamas está a ser apoiado por 19 meios terrestres e dois meios aéreos.

O presidente da Câmara de Arouca revelou à Lusa que este incêndio florestal, que lavra há cerca de 20 horas na Serra da Freita, obrigou a evacuar a aldeia de Castanheira, onde residem cerca de 11 moradores.

No distrito de Bragança, outra "ocorrência importante" afeta, desde as 12:12, a localidade de Santa Comba de Rossas, freguesia de Sortes.

O fogo está a ser combatido por 92 operacionais e 26 meios terrestres.

De acordo com a ANPC, as ocorrências identificadas como incêndio rural "contemplam incêndios em povoamento, áreas de inculto/mato e áreas agrícolas".

As "ocorrências importantes" dizem respeito a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório