Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Colégios afirmam apoio do Tribunal de Contas. Ministério desmente

Ministério da Educação afirma que documento divulgado pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo é apenas “uma informação preparatória de um técnico da Direção-Geral do Tribunal de Contas, que não se confunde com a decisão deste Tribunal”.

Colégios afirmam apoio do Tribunal de Contas. Ministério desmente
Notícias ao Minuto

13:29 - 28/05/16 por Inês Esparteiro Araújo

País Educação

Depois da Procuradoria-Geral da República ter dado razão ao Executivo no que diz respeito aos cortes nos contratos de associação com os colégios privados, a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) respondeu a este parecer com um relatório do Tribunal de Contas, que alegadamente decide no sentido contrário.

Este sábado, num comunicado enviado às redações, o Ministério da Educação vem desmentir o documento divulgado pela AEEP: “Trata-se de má utilização abusiva por parte da AEEP de um mero documento interno. O ME irá solicitar ao TdC um esclarecimento formal acerca desta matéria”.

Explicou ainda: “(…) É uma informação preparatória de um técnico da Direção-Geral do Tribunal de Contas que não se confunde com a decisão deste Tribunal, nem tão pouco faz parte integrante da mesma. Por essa razão, este documento não foi notificado aos serviços do Ministério da Educação (...) A concessão de visto significa apenas que o contrato pode ser executado por ter suporte orçamental. Quaisquer dúvidas sobre a execução e a interpretação dos contratos são competência dos Tribunais Administrativos"

O Ministério acrescenta ainda: “O conteúdo desta informação interna verifica-se que não são retiradas quaisquer conclusões, ao contrário do que é sugerido no comunicado da AEEP que, mais uma vez, faz uma interpretação conveniente à posição que defende”.

De relembrar que o documento que a AEEP divulgou, que data a Setembro de 2015, afirmava que o Tribunal de Contas dizia que o Estado devia financiar turmas com início de ciclo nos anos letivos de 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório