Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Apanhar 10 milhões de beatas em 100 caminhadas contra os incêndios

Portugal é todos os verões fustigado por dezenas de incêndios que podem começar com um simples cigarro entre os milhões atirados pela janela.

Apanhar 10 milhões de beatas em 100 caminhadas contra os incêndios
Notícias ao Minuto

09:18 - 04/06/16 por Carolina Rico

País Voluntariado

Atirar beatas para o chão em espaços florestais é ilegal mas os incêndios relacionados com cigarros causam, por ano, mais de 30.000 incêndios que provocam mais de 1.000 mortos e mais de 4.000 feridos, revelam dados da Comissão Europeia, referentes ao período de 2003 a 2008.

São números em que muitos fumadores não pensam quando atiram uma ponta de cigarro pela janela do carro.

Como forma de alertar os portugueses para este problema, um grupo de voluntários propôs-se a fazer 100 caminhadas em todo o país e apanhar no caminho 10 milhões de beatas, uma por cada português. A próxima é já amanhã.

O projeto ‘10 Milhões na Berma da Estrada’ fez a sua primeira caminhada no início deste mês com 25 participantes e já têm nova data marcada para dia 5 de junho, contou ao Notícias ao Minuto Sónia Alves, uma das responsáveis pela organização.

"O objetivo é sensibilizar os fumadores para não lançarem beatas acesas pela janela do carro, principalmente em zonas de mata ou floresta", onde, em especial durante o período de verão, a mais pequena fonte de ignição pode resultar em centenas de hectares ardidos.

Em dia de caminhada, os voluntários recebem um colete refletor, luvas e outros materiais para ajudar a recolha das beatas e estão cobertos por um seguro. Além disso, há sempre pelo menos uma pessoa que alerta os condutores para a presença do grupo na berma com ajuda de bandeiras.

"O percurso demora duas horas e no final cada voluntário prende as beatas que apanhou num fio de nylon", um ato "simbólico", conta Sónia, mas que permite perceber melhor a dimensão do problema: em cada hora de caminhada cada voluntário apanhou em média 500 beatas.

Espera-se que cumprido o objetivo proposto, o fio com 10 milhões de beatas (e assim vários metros) venha a servir de inspiração para uma instalação artística.

A caminhada de amanhã, dia 5, vai realizar-se entre as 09h00 e as 12h00 a partir da Rua D. João V. na Charneca da Caparica, em Almada. Para inscrições ou mais informações sobre este projeto pode consultar a página de Facebook '10 Milhões na Berma da Estrada'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório