Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Autarca de Viana envia ao Governo queixas sobre atuação da PSP

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje que vai enviar à ministra da Administração Interna as queixas "de cidadãos e forças políticas" sobre a atuação da PSP local relativamente ao estacionamento abusivo na cidade.

Autarca de Viana envia ao Governo queixas sobre atuação da PSP
Notícias ao Minuto

18:53 - 12/05/16 por Lusa

País Estacionamento

"Vou enviar à senhora ministra as queixas contínuas que a Câmara Municipal recebe dos cidadãos e as intervenções apresentadas por deputados municipais, sobretudo do PSD, sobre o que se passa, em Viana do Castelo, com o estacionamento abusivo. A senhora ministra é que tem que dizer ao senhor comandante o que deve fazer", afirmou hoje José Maria Costa no período antes da ordem do dia da reunião ordinária da autarquia.

O autarca socialista respondia a uma interpelação do vereador do PSD, Eduardo Teixeira, que depois da reunião que manteve, na semana passada, com o comandante José Vieira da Cruz informou hoje o executivo municipal, que "Viana do Castelo está em sexto lugar, a nível nacional, com maior número de multas passadas pela polícia".

O vereador social-democrata alegou que aquele indicador contraria as afirmações que o autarca proferiu no passado dia 28 de abril, também em reunião camarária.

"O senhor comandante pode dar-lhe os números que quiser mas eu sei as queixas que recebo", retorquiu o autarca.

Na última reunião camarária, José Maria Costa pediu a demissão do comandante da PSP local, que acusou de "estar em fim de carreira e estar-se nas tintas" para o estacionamento "abusivo" em algumas zonas da cidade.

"Que se demita ou então vá para outro sítio. Em Viana do Castelo não está a cumprir os mínimos", afirmou na altura o presidente da autarquia em resposta a um cidadão que, durante o período aberto ao público, no final da reunião ordinária da autarquia, se queixou do estacionamento na principal avenida da cidade.

Hoje, José Maria Costa adiantou que além da ministra da Administração Interna vai enviar as queixas que tem recebido "ao Diretor Nacional da PSP e ao comandante daquela força policial, em Viana do Castelo".

"A ver se põem ordem na casa", frisou, adiantando estar "preocupado com a ausência de polícia na cidade e com as queixas sistemáticas dos cidadãos".

A bancada do PSD afirmou ter ficado "incomodada" com a forma como o autarca criticou o comandante José Vieira da Cruz.

"Independentemente das razões que tenha, não é maneira de falar. Enquanto José Maria Costa pode falar assim, mas não enquanto presidente de Câmara. Tem que ter respeito pelas instituições, tem que ter cuidado como fala de uma autoridade", afirmou Helena Marques.

Já o vereador Eduardo Teixeira acusou o autarca de estar a ser "vítima do conceito de cidade que quis criar, sem mobilidade e estacionamento gratuito".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório