Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Novo Banco: Solução para emigrantes lesados ativa desde 22 de abril

A solução comercial do Novo Banco para 1.600 clientes, que correspondem a 20% do total dos emigrantes lesados que aceitaram a proposta daquela instituição financeira, foi concretizada a 22 de abril, permitindo-lhes recuperar até 90% do capital investido.

Novo Banco: Solução para emigrantes lesados ativa desde 22 de abril
Notícias ao Minuto

23:59 - 08/05/16 por Lusa

País BES

"Estamos a concretizar o nosso compromisso", realçou à agência Lusa fonte oficial do banco liderado por Eduardo Stock da Cunha, acrescentando que, "apesar da enorme complexidade, o Novo Banco não descansou enquanto não concluiu e implementou a solução comercial proposta aos clientes".

Estes 1.600 clientes do 'Euroaforro 8' correspondem a perto de 100 milhões de euros de aplicações e são cerca de 20% do total de clientes que aceitaram a solução comercial.

Esta alternativa dada pelo Novo Banco foi aceite por 80% dos clientes emigrantes e prevê, no primeiro momento, a constituição de um depósito a prazo e a transferência das obrigações, no valor global de 60% do capital investido, e a constituição de um outro depósito que garante a recuperação, em seis anos, de 90% do capital investido.

No total, são cerca de 7.000 os clientes emigrantes que foram lesados com aplicações vendidas pelo ex-Banco Espírito Santo (BES), intervencionado pelas autoridades no verão de 2014, com aplicações cujo valor global ascende a 720 milhões de euros.

Falta o desenvolvimento desta solução comercial para os detentores de aplicações nos veículos Poupança Plus e Top Renda.

As soluções apresentadas pelo Novo Banco desde outubro de 2014 envolveram um total de cerca 12.500 clientes e um valor aplicado perto de dois mil milhões de euros, sendo que as soluções apresentadas, no caso das séries comerciais e na gestão discricionária de carteira, distintas da acima mencionada, tiveram uma aceitação de 99%.

No final do ano passado, o Novo Banco comunicou que era "expectável que o processo de liquidação e a implementação da solução comercial - entrega das obrigações e constituição dos depósitos a prazo aplicáveis - seja concluído no prazo de três meses a contar da data de início da votação, isto é, no decorrer de abril de 2016".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório