Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Comunidade transmontana manifesta confiança no fumeiro da região

O Conselho Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes manifestou hoje confiança nos produtos de fumeiro regional, após uma reunião que juntou os nove autarcas que integram aquele organismo em Mogadouro.

Comunidade transmontana manifesta confiança no fumeiro da região
Notícias ao Minuto

15:25 - 18/10/15 por Lusa

País Trás-os-Montes

Segundo um documento enviado à agência Lusa, esta posição surge depois de, no final de setembro, a Direção Geral de Saúde ter emitido um comunicado a informar que as autoridades tinham registado três casos de botulismo alimentar e que, após investigação, tinham decidido retirar de imediato do mercado os produtos à base de carne, concretamente alheiras, e os queijos da marca "Origem Transmontana".

Esta empresa foi criada para comercializar e distribuir produtos da região, desde fumeiro, compotas e queijos, comprados a produtores ou de produção própria e vendidos com a marca "Origem Transmontana".

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes manifestou, por outro lado, o seu desagrado pela "facilidade" com que se procede ao registo de marcas comerciais com recurso a designação do território, permitindo a sua utilização, por vezes de forma "negligente".

Segundo disse o presidente da CIM trasmontana, Américo Pereira, vão ser promovidas com "caráter de urgência" reuniões com órgãos do Governo, direções gerais e Comissão de Coordenação Regional do Norte, entre outras.

O botulismo alimentar é uma doença grave de evolução aguda e é desde 1999 de declaração obrigatória em Portugal, tendo-se registado até 2013 menos de uma centena de casos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório