Portugal com 12 concelhos em risco máximo de incêndio

Doze concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

incendio incendios chamas fogo bombeiros

© Global Imagens

Lusa
12/08/2015 07:02 ‧ 12/08/2015 por Lusa

País

Calor

De acordo com o IPMA, o distrito da Guarda é aquele que será mais afetado já que oito dos seus concelhos estão sob risco máximo de incêndio: Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Aguiar da Beira, Sernancelhe e Moimenta da Beira.

Também os concelhos de Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Mação (Santarém) e Oleiros (Castelo Branco), apresentam hoje risco máximo de incêndio.

O restante mapa de Portugal continental encontra-se 'pintado' a vermelho, laranja e amarelo, cores que representam risco muito elevado, elevado e moderado de incêndio, respetivamente.

Destaque para os concelhos de Barrancos, no Alentejo e Alcoutim, Monchique em Loulé, no Algarve que se encontram com risco muito elevado, assim como vários concelhos do interior norte e centro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 209 incêndios que foram combatidos por 4.602 operacionais, com o apoio de 1.182 meios terrestres e 71 aéreos.

Para hoje, o IPMA prevê para períodos de céu muito nublado, com nuvens altas na região Sul. Estão também previstos aguaceiros em geral fracos, a partir da tarde no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, em especial no Minho.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando, a partir da tarde, moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste e nas terras altas.

Pequena descida de temperatura nas regiões do interior norte e centro e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral norte e centro.

Para a zona da grande Lisboa, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas, e o vento a soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprandomoderado (20 a 30 km/h) a partir da tarde.

Já na região do grande Porto, prevê-se céu em geral muito nublado, aguaceiros, em geral fracos e a partir da tarde.

O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sudoeste. Pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 23 graus Celsius previstos em Viana do Castelo e Porto, as cidades com temperatura máxima mais baixa hoje, contrastando com os 32 de máxima prevista para Évora, cidade mais quente.

Em Lisboa, vão variar entre 18 e 28 graus Celsius, em Bragança entre 15 e 30, em Viseu entre 13 e 27, em Coimbra 17 e 27, na Guarda 14 e 28, Portalegre entre 16 e 31, Évora entre 15 e 32, Beja entre 15 e 31, em Faro 21 e 28, em Santarém entre 16 e 30, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada entre 19 e 24, em Angra do Heroísmo entre 19 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 22.

O IPMA prevê para hoje no arquipélago da Madeira períodos de céu muito nublado, com aguaceiros, em geral fracos. O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando moderado (25 a 35 km/h) de oeste nas terras altas durante a tarde.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 21 e 27 graus.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas