Em comunicado, a PJ refere que Allan Sharif foi detido através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, "em cumprimento de mandado emitido por autoridade judiciária, na localidade de Mangualde".
O luso-americano, de 33 anos, "aguardava em liberdade o trânsito em julgado de dois acórdãos que o haviam condenado em pesadas penas de prisão efectivas".
Segundo a PJ, os factos pelos quais está agora indiciado "terão ocorrido quando o mesmo se encontrava preso preventivamente, envolvendo outros reclusos e um funcionário do estabelecimento prisional onde se encontrava preso, e que também já foi constituído arguido".
Allan Guedes Sharif chegou às 16h00 de hoje ao Tribunal da Guarda para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coacção, verificou a agência Lusa no local.
O luso-americano tinha sido, em Novembro passado, condenado pelo Tribunal de Mangualde a dez anos de prisão pelo rapto de um empresário canadiano, extorsão, branqueamento e falsificação de documentos.
O tribunal considerou provado que Allan Sharif "elaborou um plano criminoso" para atrair o empresário Timothy Von Kaay a Portugal e para obrigá-lo a fazer transferências bancárias de vários milhões de euros, tendo para isso reunido outros arguidos, "aliciados pelos elevados proventos".