Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

PSP "colocou em causa vida dos agentes"

Polícias não usaram capacetes nem escudos por decisão da PSP. Benfica e Câmara de Lisboa fizeram pressão para que assim fosse.

PSP "colocou em causa vida dos agentes"
Notícias ao Minuto

08:30 - 21/05/15 por Notícias ao Minuto

País Marquês de Pombal

Vários elementos da PSP contaram ao Público que, nos festejos da vitória do Benfica, no Marquês de Pombal, podem ter sido violadas normas que obrigam ao uso de equipamentos de proteção – capacetes e escudos – em situações de reposição de ordem pública.

Ainda que tivesse sido dado um parecer prévio negativo aos moldes em que se organizaram os festejos, a Câmara de Lisboa e o Benfica pressionaram para que assim fosse. E a PSP acabou por ceder.

No decorrer dos festejos, 16 polícias acabaram feridos, principalmente pelas pedras e garrafas de cerveja que os adeptos arremessaram na sua direção. Oito deles tiveram lesões graves e estão de baixa médica. E há mesmo um que, por ter sido atingido num olho, está em risco de perder a visão.

Os agentes consideram, por isso, que a atuação da PSP deve ser investigada no âmbito do inquérito que decorre internamente e na Inspeção-Geral da Administração Interna.

“Não é compreensível como é que é dada uma ordem que coloca em causa a vida dos agentes, apesar de se saber do risco que corriam. Dos inquéritos tem de resultar a responsabilização de quem deu essa ordem mal dada”, disse o presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia ao Público. A tese é suportada pelo representante do Sindicato Nacional de Polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório