"Queremos que alunos passem, mas sabendo"

Estudantes de 4º e 6º ano vão realizar exames nacionais às disciplinas de Português e Matemática.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
18/05/2015 13:00 ‧ 18/05/2015 por Notícias Ao Minuto

País

Nuno Crato

Portugal é o único país da União Europeia a ter provas nacionais no 4º ano. Segundo o ministro da Educação, trata-se de uma forma de “promover o sucesso dos alunos” e de verificar se atingem os objetivos traçados.

Até porque, entende Nuno Crato, “ao longo da vida estamos frequentemente a ser avaliados. E quanto mais cedo aprendermos a lidar com a avaliação mais fácil nos será progredir”.

“Queremos que os alunos passem, mas passem sabendo. A fragilidade do conhecimento poderá trazer custos muito mais elevados a longo prazo e a autoestima dos alunos não se promove sem exigência”, justificou.

Em entrevista ao Expresso, o governante com a pasta da Educação explicou que foi dado apoio às escolas para que tal se concretizasse. Dar mais tempo para que disponibilizem acompanhamento adicional aos alunos sempre que necessário é uma das medidas.

Confrontado com o aumento das reprovações no ensino básico, o governante justificou dizendo que poderá ter havido “alguma adaptação da exigência por parte dos professores”, aliada à “existência de provas finais adequadas àquilo que deve ser pedido aos alunos”. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas