Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Anabela Rodrigues destaca "eficácia de atuação" das polícias

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, destacou hoje a "eficácia de atuação" das polícias portuguesas, que têm desempenhado as suas missões segundo as normas legais.

Anabela Rodrigues destaca "eficácia de atuação" das polícias
Notícias ao Minuto

16:09 - 06/05/15 por Lusa

País Administração Interna

"O que se tem verificado é uma redução da criminalidade, que se tem mantido acentuadamente ao longo dos últimos anos. O que significa eficácia de atuação da polícia e, ao mesmo tempo, essa atuação é feita de acordo com as normas legais e de acordo com os princípios da necessidade, proporcionalidade e adequação", disse aos jornalistas Anabela Rodrigues, que hoje inaugurou o Salão Internacional de Proteção e Segurança (Segurex), em Lisboa.

A ministra reagia aos dados hoje divulgados pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre as queixas que chegaram àquele organismo sobre a atuação das forças de segurança.

A IGAI recebeu 679 queixas em 2014, menos 14 por cento do que no ano anterior, quando deram entrada naquele organismo 790 denúncias, sendo os casos mais denunciados ofensas à integridade física.

No final de uma visita à Segurex, que decorre entre hoje e sábado na Feira Internacional de Lisboa (FIL), Anabela Rodrigues afirmou que a feira "é muito importante do ponto de vista de dar visibilidade à segurança, designadamente às valências do Ministério da Administração Interna" (MAI).

Na feira, estão presentes os vários organismos tutelados pelo MAI, como a PSP, GNR, SEF, Autoridade Nacional de Proteção Civil e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, para demonstrarem as várias valências, bem como os meios e equipamentos que são utilizados diariamente na atividade operacional.

Outras entidades ligadas à segurança e proteção civil também marcam presença na feira, como o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e as Forças Armadas, através do Exército e das Operações Especiais, num evento que pretende mostrar as últimas novidades e tecnologias do setor.

"É muito importante que as forças de segurança acompanhem as novas tecnologias para que trabalhem com eficácia", disse ainda Anabela Rodrigues.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório