Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

BE e deputados do PS defendem libertação de Rafael Marques

PSD, CDS, PS, PCP e "Os Verdes" rejeitaram hoje, no parlamento, um voto do Bloco de Esquerda a solicitar às autoridades judiciais angolanas a libertação e anulação do julgamento do jornalista Rafael Marques.

BE e deputados do PS defendem libertação de Rafael Marques

No Grupo Parlamentar do PS, porém, cinco deputados demarcaram-se da orientação oficial da bancada e colocaram-se ao lado do voto do Bloco de Esquerda "em defesa da liberdade de expressão em Angola": Isabel Santos, Eduardo Cabrita, Bravo Nico, Carlos Enes e António Cardoso.

O coordenador da bancada socialista para as questões de trabalho, Nuno Sá, optou pela abstenção.

O voto do Bloco de Esquerda pretendia que a Assembleia da República manifestasse "solidariedade com o jornalista Rafael Marques pela coragem demonstrada na defesa da liberdade de expressão em Angola".

Com esta iniciativa, o Bloco de Esquerda visava também que o parlamento procedesse à "condenação da perseguição de que Rafael Marques continua a ser vítima em Angola", apelando às autoridades e instâncias judiciais angolanas "para que velem no sentido de ser anulado o julgamento".

"Rafael Marques tem sido frequentemente perseguido por responsáveis do Governo de Angola, como denunciam várias organizações internacionais como a Amnistia Internacional. O julgamento que presentemente enfrenta é apenas resultado do legítimo exercício do direito de liberdade de expressão, reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e, inclusive, pela Constituição de Angola", refere o documento do Bloco de Esquerda.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório