Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Autarca preocupado com futuro traçado da linha Aveiro-Vilar Formoso

O presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, mostrou-se hoje preocupado com a possibilidade de um futuro traçado da linha ferroviária Aveiro-Vilar Formoso vir a passar num "vasto território" do concelho.

Autarca preocupado com futuro traçado da linha Aveiro-Vilar Formoso
Notícias ao Minuto

17:44 - 18/03/15 por Lusa

País Vouzela

Ao intervir na cerimónia de inauguração do Centro de Distribuição Postal de Vouzela, o autarca social-democrata disse saber que o Governo terá "de ponderar as duas alternativas que tem em cima da mesa: a requalificação da Linha da Beira Alta ou a construção da nova linha Aveiro-Viseu".

Caso a decisão venha a ser a de construir uma nova linha, esse traçado "inevitavelmente passará num vasto território" do concelho, tal como aconteceu com o Itinerário Principal (IP) 5 e depois com a autoestrada A25, o que levou a "grandes impactos negativos nas aldeias, na agricultura de minifúndio, nos acessos e nas captações de água".

"Porém, temos de ser objetivos e concretos, pois sabemos também que trouxe desenvolvimento ao nosso concelho e à região, porque tivemos acessos diretos a essas vias rodoviárias", admitiu.

Nesse âmbito, Rui Ladeira defendeu que, se o corredor ferroviário entre Aveiro e Viseu "for definido paralelamente ao eixo da A25, com uma extensão superior a 20 quilómetros, só poderá minimizar o seu efeito negativo se for instalada uma estação de passageiros e mercadorias em Vouzela", servindo a região de Lafões e os concelhos vizinhos.

"Com esta linha ferroviária, Vouzela será o concelho mais afetado na região. Arrisco mesmo a afirmar que será o concelho mais afetado em todo o corredor que liga Aveiro até à fronteira com Espanha", frisou.

O autarca disse ainda que o traçado atravessaria "muita da área que pertence ao atual Parque Natural Vouga Caramulo", recentemente aprovado, que tem mais de 11.600 hectares (60% da área do concelho) e é o primeiro parque natural de gestão autárquica de Portugal.

Rui Ladeira garantiu que o Governo terá a sua solidariedade na decisão relativa à ferrovia, mas que "Vouzela e as suas populações têm que ser contempladas com as contrapartidas justas".

"Essas contrapartidas apenas poderão corresponder a uma infraestrutura relevante e motora do desenvolvimento local, como uma estação de passageiros e de mercadorias de servidão local e regional", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório