"Há uma rede ilegal que promove violação de segredo de justiça"
O juiz Carlos Alexandre está a tentar adotar uma medida que é já aplicada na Holanda: os processos mais mediáticos são blindados e só um pequeno número de pessoas tem acesso a eles.
© DR

País Boaventura de Sousa Santos
O presidente do Observatório da Justiça acredita que está montado “um sistema de rede ilegal dentro das nossas estruturas” que promove a violação do segredo de justiça.
“Dá ideia de que os jornalistas andam à compita para saber quem é que tem acesso primeiro a uma coisa a que ninguém devia ter acesso. Isto é um escândalo”, afirmou Boaventura de Sousa Santos, comentando o caso da detenção e sucessiva prisão de José Sócrates.
O sociólogo defende, por isso, a adoção da estratégia encontrada pela Holanda, que ‘blinda’ os processos que despertam maior interesse e os restringe ao máximo.
"Penso que, neste momento, o juiz Carlos Alexandre está a tentar aplicar essa solução. Finalmente. Os processos, estes que colhem a atenção da comunicação social, têm que estar blindados, têm que estar numa sala fechada. Não tramitam de forma normal, não andam nas mesas das secretárias. A eles só têm acesso um número muito restrito de funcionários, todos identificados, permitindo uma responsabilização de todas as pessoas que nele operam”.
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários