Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

Trânsito condicionado na av. principal de Rio Tinto, em Gondomar

A Câmara de Gondomar prevê abrir hoje uma via ao trânsito na avenida Dr. Domingos de Sá, em Rio Tinto, Gondomar, que foi esta manhã cortada devido ao rebentamento de uma conduta, disse o presidente da autarquia.

Trânsito condicionado na av. principal de Rio Tinto, em Gondomar
Notícias ao Minuto

17:43 - 04/01/15 por Lusa

País Reparação

Em declarações à agência Lusa, Marco Martins afirmou que o restabelecimento total do trânsito naquela avenida principal de Rio Tinto, em Gondomar, no distrito do Porto, está dependente da reparação da conduta em betão, que tem já "60 anos e para a qual não há peças disponíveis".

"Vai ser preciso mandar fazer as peças [necessárias para a sua reparação], mas será feita uma avaliação constante para ver se é possível diminuir pelo menos a área de intervenção para que se possa restabelecer o trânsito", disse.

O rebentamento de uma conduta de água na avenida Dr. Domingos de Sá, junto à igreja de Rio Tinto, provocou esta manhã danos materiais em oito viaturas, além de estragos nos pavimentos, o derrube de árvores e inundações em caves e garagens, sem contudo, afear o normal abastecimento de água à população.

"Não há previsão de prazos para a reparação definitiva da conduta, mas o abastecimento de água não foi afetado, porque existem condutas alternativas", destacou Marco Martins.

Em comunicado enviado à Lusa, a Águas do Douro e Paiva (AdDP) afirma que "a empresa está a proceder ao diagnóstico técnico das causas que provocaram a rotura da conduta e à limpeza e vedação das zonas afetadas".

A conduta em causa, "em betão armado e com um diâmetro de 1.000 mm", acrescenta a AdDP, "é responsável pelo abastecimento de água [em alta] aos municípios de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Valongo", mas este "não foi posto em causa devido à existência de uma outra conduta", que entrou de imediato em funcionamento.

O presidente da Câmara referiu ainda que, entretanto, está a ser reparada uma rotura numa conduta de saneamento, provocada pelo rebentamento desta manhã, que aconteceu cerca das 10:15.

A AdDP garante que assume a responsabilidade dos estragos provocados pelo rebentamento desta conduta, adiantando que "irá acionar os mecanismos necessários para uma avaliação rigorosa dos prejuízos e danos ocorridos".

A empresa de abastecimento de água em alta refere ainda que "está a envidar todos os esforços para iniciar os trabalhos de reparação da conduta no sentido de repor o normal funcionamento do abastecimento de água, bem como todos os estragos causados na via pública".

A zona ficou alagada, tendo em conta que durante 45 minutos foram debitados para a via "cerca de 50 milhões de litros de água", explicou esta manhã o autarca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório