Morreu Sousa Veloso, o senhor do TV Rural

A SIC Notícias acaba de avançar, em última hora, o falecimento do engenheiro agrónomo Sousa Veloso, aos 88 anos, que ficou conhecido pelo público português com o programa da RTP, TV Rural.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto com Lusa
27/11/2014 09:56 ‧ 27/11/2014 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País

Óbito

A SIC Notícias está a avançar que o engenheiro agrónomo Sousa Veloso, apresentador de televisão, nomeadamente do mítico TV Rural na RTP que esteve no ar 31 anos, faleceu esta quinta-feira.

Sousa Veloso nasceu em 1926 e licenciou-se em Agronomia em 1954, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, tendo ido depois trabalhar para o Ministério da Agricultura.

No final da década de 60, a RTP solicitou a colaboração do Ministério para produzir programas sobre agricultura e Sousa Veloso passou assim a ser responsável pela realização de pequenos filmes dirigidos a agricultores.

O mítico TV Rural começa a ser emitido a 6 de dezembro de 1960 e só deixa a antena da televisão pública a 15 de setembro de 1990, após 1.500 horas de emissão, sendo o programa de maior longevidade da televisão portuguesa. Na última emissão, o engenheiro despediu-se com um "até sempre".

A música do folclore português 'A Tirana' foi o genérico inicial do programa que era apresentado aos domingos e durava 30 minutos. No final, as mesmas palavras de Sousa Veloso: "Despeço-me com amizade até ao próximo programa".

O estilo de Sousa Veloso foi reconhecido em 1963, quando recebeu o Prémio Imprensa para TV pela autoria do TV Rural, programa que passou a ser produzido, realizado, montado e apresentado pelo engenheiro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas