Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estado revogou financiamento a empresa de Passos Coelho

Escreve esta quinta-feira o jornal Público que o Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu terá revogado um financiamento de 727 mil euros que tinha aprovado, em 2011, a ações de formação da Tecnoforma, por incumprimento da empresa à qual pertencia o atual primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Neste sentido, o Estado interpôs uma ação em tribunal pedindo a restituição de 66 mil euros ?indevidamente recebidos? pela empresa.

Estado revogou financiamento a empresa de Passos Coelho
Notícias ao Minuto

10:14 - 23/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Tecnoforma

O caso Tecnoforma ganha esta quinta-feira novo destaque na imprensa, com o Público a noticiar que o Estado reclama em tribunal um montante de 66 mil euros “indevidamente recebidos” pela empresa em 2011.

Em causa está um financiamento total de 727 mil euros que foi revogado pelo Estado, na sequência de uma ação de fiscalização que permitiu apurar várias “desconformidades” denunciadas por formadores e que foram consideradas “muito graves”.

Neste processo, a Tecnoforma interpôs uma providência cautelar para tentar travar o cancelamento do financiamento, mas a ação judicial foi rejeitada pelo Supremo Tribunal Administrativo, levando depois o IGFSE a exigir cerca de 65 mil euros, por uma parcela de financiamento já pago.

Hoje, o Instituto de Gestão do FSE é apenas uma das muitas dezenas de partes interessadas que reclamam o pagamento de 2,3 milhões de euros no processo de insolvência da Tecnoforma, uma empresa que recebeu em 2008 (3,1 milhões), 2010 (4 milhões) e 2012 (741 mil euros) avultadas quantias do Estado português. Isto apesar da situação de quase “falência técnica” em que se encontrava a empresa presidida por Passos, em 2007.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório