Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Prisão preventiva para detidos com 600 quilos de cocaína a bordo de veleiro

Os dois homens detidos com cerca de 600 quilogramas de cocaína a bordo de um veleiro, ao largo de Sagres, no Algarve, ficaram hoje em prisão preventiva, segundo informação da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

Prisão preventiva para detidos com 600 quilos de cocaína a bordo de veleiro
Notícias ao Minuto

15:55 - 16/10/14 por Lusa

País Sagres

Os arguidos, de nacionalidade ucraniana e com 39 e 45 anos, "transportavam por via marítima, num veleiro pertença de um deles, um total de 599 fardos de cocaína, correspondentes a 599 quilogramas e a 2.995.000 doses individuais", refere uma nota na página da internet da PGDL.

Os detidos partiram da América do Sul, navegaram ao largo dos Açores e da Madeira, tendo sido abordados em águas territoriais portuguesas, próximo do território continental, pela Polícia Judiciária (PJ), com o auxílio da Marinha Portuguesa, na terça-feira.

Segundo a PGDL, o estupefaciente tinha como destino a Europa e o veleiro navegava com pavilhão britânico caducado desde 1999.

Os dois homens, que estão "fortemente indiciados pelo crime de tráfico de estupefacientes agravado pelo intuito lucrativo", ficaram sujeitos à medida de coação de prisão preventiva, depois de presentes hoje a primeiro interrogatório judicial.

A investigação prossegue sob a direção do Ministério Público na 1.ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa e executada pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ.

Num comunicado emitido anteriormente, a PJ informou que a apreensão decorreu no âmbito de uma operação realizada nos últimos dias em águas internacionais, ao largo de Sagres, em colaboração com a Marinha e a Força Aérea portuguesas.

Aquela força de investigação acrescentou que a operação se insere "num quadro mais vasto de identificação, combate e desmantelamento de redes criminosas organizadas que vêm utilizando este género de 'modus operandi' para a introdução de cocaína no Continente Europeu".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório