Procurar

Elevador. Sindicato quer inquérito sobre VMER impedida de prestar socorro

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar vai solicitar um inquérito para apurar as causas que impediram a mobilização da viatura de emergência médica do Hospital de Santa Maria para o acidente com o elevador da Glória.

Elevador. Sindicato quer inquérito sobre VMER impedida de prestar socorro

© Getty Images

Lusa
17/10/2025 15:50 ‧ há 6 horas por Lusa

"Solicitaremos de imediato ao presidente do INEM um inquérito para apurar as circunstâncias do sucedido", adiantou hoje o presidente do sindicato à Lusa, na sequência da notícia do Expresso que revela que a "viatura de emergência médica do Santa Maria ficou trancada por dentro e falhou o socorro ao acidente com o elevador da Glória", que ocorreu em 03 de setembro, em Lisboa.

 

Segundo o jornal, a viatura "não respondeu ao INEM porque foi trancada por dentro e a chave suplente estava no Algarve".

"É inaceitável que um meio de emergência médica não acorra a uma emergência por inacessibilidade à chave da viatura", salientou o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Rui Lázaro adiantou que importa apurar se foi uma "avaria ou negligência que levou a que a viatura ficasse trancada com a chave lá dentro", mas também as razões de a chave suplente "não ter acompanhado a viatura para a base onde foi servir".

"A inexistência de procedimentos que visem impedir casos como este é negligenciar a resposta aos cidadãos, o que não podemos admitir", realçou o dirigente sindical.

VMER do Santa Maria falhou socorro ao acidente do Elevador da Glória

VMER do Santa Maria falhou socorro ao acidente do Elevador da Glória

A Viatura de Emergência Médica do Hospital Santa Maria, em Lisboa, ficou trancada por dentro e falhou socorro ao acidente com o elevador da Glória, durante o qual morreram 16 pessoas. A chave suplente estava no Algarve.

Natacha Nunes Costa | 08:31 - 17/10/2025

O descarrilamento do elevador da Glória, sob gestão da Carris, provocou 16 mortos e cerca de duas dezenas de feridos, entre portugueses e estrangeiros de várias nacionalidades.

Leia Também: CML com lei da "rolha" sobre Elevador da Glória? Oposição queixa-se

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10