O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já partilhou como estará o tempo amanhã, sexta-feira, dia 17 de outubro para Portugal continental, notando que o céu se apresentará "pouco nublado" e que haverá uma "pequena descida da temperatura".
Na nota partilhada no Facebook, o IPMA refere que o céu estará "pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado na faixa costeira a norte do Cabo Mondego", havendo ainda a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros" durante a tarde no interior.
Já o vento soprará "fraco" e deverá predominar do "quadrante leste", soprando "temporariamente moderado no Algarve e, por vezes, forte nas serras algarvias até meio da manhã".
Há também a "possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro em alguns locais do litoral a norte do Cabo do Mondego".
Quanto às temperaturas, a mínima terá uma "pequena descida".
Na sexta-feira, de acordo com o IPMA, a temperatura máxima mais alta vai registar-se no distrito de Évora e também no distrito de Setúbal, que atingirão os 30ºC. Por sua vez, no distrito de Aveiro, a máxima será 22ºC.
Outono à vista?
Depois de um arranque de semana com calor, quarta-feira trouxe alguma nebulosidade e vento fraco, sobretudo a partir da tarde. Mas, para já, isso não será sinónimo de descida das temperaturas.
É verdade que quinta-feira trará de novo períodos de céu muito nublado - tanto na Grande Lisboa como no Grande Porto -, mas isso não significa que o calor não se mantenha. Apesar de estar prevista para amanhã uma pequena descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro, Lisboa, Beja e Castelo Branco continuam a esperar uma máxima de 29ºC, enquanto Santarém pode chegar aos 31ºC.
Até ao fim do ano, vai fazer mais calor do que 'devia'
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez a sua previsão para os próximos três meses, apontando que, neste período, as temperaturas médias mensais do ar vão 'sofrer' uma anomalia positiva, ou seja, vai estar mais quente do que 'devia'.
Segundo a análise, publicada esta quinta-feira, "para os meses de outubro e novembro a anomalia é 0.5 a 1.0 °C diminuindo para 0.25 a 0.5 °C no mês de dezembro".
Leia Também: Outubro... e calor mantém-se! Como vai estar o tempo na próxima semana?