Embora Portugal tenha já entrado na estação do outono, a verdade é que o tempo quente deverá permanecer durante algumas semanas. Assim, como estará o tempo na próxima semana - de 13 a 19 de outubro - no continente?
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "prevê-se continuação de tempo seco e valores da temperatura superiores ao valores normais para esta altura do ano, em especial no interior".
No início da semana, da 13 de outubro, "há condições para ocorrência de aguaceiros em alguns locais das regiões do interior e trovoada". O total da precipitação na semana, note-se, "será muito inferior ao normal para esta altura do ano".
O IPMA dá ainda conta de que "um anticiclone localizado no Reino Unido, estende a sua influência para sul, até à Península Ibérica, determinando condições meteorológicas de céu em geral limpo e valores elevados de temperatura do ar".
"A temperatura máxima irá atingir os valores entre os 25ºC e os 30ºC em grande parte do território, com exceção do litoral Oeste e terras altas onde variará entre 19ºC e 24ºC", lê-se.
Já a temperatura mínima "não terá variações significativas durante toda a semana, variando entre 9ºC e 24ºC em todo o território".
No entanto, no final da semana, a partir de quinta-feira, dia 16 de outubro, "haverá um aumento de nebulosidade e possibilidade de precipitação fraca no fim de semana, mais provável na região Norte".
Até ao fim do ano, vai fazer mais calor do que 'devia'
De recordar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez a sua previsão para os próximos três meses, apontando que, neste período, as temperaturas médias mensais do ar vão 'sofrer' uma anomalia positiva, ou seja, vai estar mais quente do que 'devia'.
Segundo a análise, publicada esta quinta-feira, "para os meses de outubro e novembro a anomalia é 0.5 a 1.0 °C diminuindo para 0.25 a 0.5 °C no mês de dezembro".
Os especialistas referem que estes valores acima da média não se verificam apenas em Portugal continental, mas também nas ilhas: "Para a Madeira a anomalia prevista é de 0.25 a 0.5 °C nos três meses de previsão e sobre os Açores a anomalia é 0.25 a 0.5 °C nos meses de outubro e novembro, aumentando para 0.5 a 1.0 °C no mês de dezembro".
Leia Também: Onda de calor de junho de 2023 excedeu temperatura média do mar em 3 graus