Depois de um arranque de semana com calor, esta quarta-feira trouxe alguma nebulosidade e vento fraco, sobretudo a partir da tarde. Mas, para já, isso não será sinónimo de descida das temperaturas.
É verdade que quinta-feira trará de novo períodos de céu muito nublado - tanto na Grande Lisboa como no Grande Porto -, mas isso não significa que o calor não se mantenha. Apesar de estar prevista para amanhã uma pequena descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro, Lisboa, Beja e Castelo Branco continuam a esperar uma máxima de 29ºC, enquanto Santarém pode chegar aos 31ºC.
A temperatura máxima mais baixa será em Viana do Castelo, onde são esperados amanhã 22 graus.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o panorama deverá manter-se na sexta-feira, com as máximas a variar entre os 22ºC em Viana do Castelo, em Aveiro e na Guarda e os 30ºC em Santarém e em Évora.
Até ao final da semana, o outono continua com temperaturas acima da média e um ambiente quente e seco em grande parte do país - mas o cenário está prestes a mudar.
É no domingo que a chuva regressa ao continente. De acordo com a previsão do IPMA, o dia 19 trará, além da chuva ou aguaceiros "mais intensos no Norte e Centro", céu em geral muito nublado e uma descida da temperatura máxima, "em especial no Norte e Centro".
Por essa altura, a temperatura máxima esperada em Lisboa e em Aveiro cai para os 23ºC, enquanto no Porto e em Bragança os termómetros não deverão ir além dos 21ºC.
Só o Alentejo escapa à chuva e à descida de temperatura: em Beja os termómetros ainda podem chegar aos 28ºC no domingo e em Évora aos 29ºC - ambos sem sinais de precipitação.
O início da próxima semana poderá marcar o regresso das condições típicas de outono, com chuva, vento e ar mais fresco, sobretudo no Norte e Centro.
Leia Também: Outono com temperaturas de verão. Termómetros deverão chegar aos 31ºC