A Polícia Judiciária (PJ) confirmou que deteve um homem de 23 anos por suspeitas de ter matado um turista norte-americano, em Cascais, durante a madrugada desta quarta-feira.
Em comunicado, a autoridade indicou que o homem está "fortemente indiciado da prática de dois crimes de homicídio, um na forma consumada e outro na forma tentada, ambos praticados com uso de arma branca, ocorridos na madrugada de hoje na Rua Afonso Sanches, em Cascais".
As vítimas são dois cidadãos norte-americanos de 35 e 33 anos, que estavam em Portugal "temporariamente". O mais velho acabou por morrer.
Segundo a nota, o crime ocorreu "no contexto de uma altercação que se gerou por motivos aparentemente fúteis, entre o agressor e as duas vítimas".
O conflito começou "apenas de forma verbal e depois com agressões físicas", levando o suspeito a "fazer uso de uma arma branca que mantinha guardada" no carro "para atingir com gravidade as duas vítimas".
Uma das vítimas morreu no local e a segunda foi assistida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e posteriormente transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, "onde permanece sob internamento, em estado grave, mas estável".
"Após as agressões, o agressor ausentou-se do local de forma rápida de modo a não ser intercetado pelas autoridades policiais, entretanto acionadas para o local", explicou a PJ.
O jovem será ainda presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
Num comunicado, enviado às reações durante a tarde desta quarta-feira, a PSP já tinha adiantado que foi acionada pelas 3h20 devido à "existência de um indivíduo esfaqueado na via pública", na Rua Afonso Sanches, em Cascais.
Já no local, os agentes depararam-se com dois homens "ensanguentados", um dos quais "prostrado no solo em decúbito dorsal, inanimado e sem sinais evidentes de vida" e outro "consciente, sentado no passeio, apresentando igualmente ferimentos visíveis", na face e no braço.
O homem, de 33 anos, contou que estava a andar na via pública "em direção ao alojamento local onde se encontrava hospedado" e, sem qualquer interação prévia, foi abordado por três indivíduos do sexo masculino".
Segundo contou, os suspeitos "tentaram tocar" no chapéu que usava e, apesar de lhes pedir para pararem, acabou por ser "agredido com três murros na região facial".
"Perante a agressão de que foi alvo, com o intuito de pedir auxílio, a vítima contactou telefonicamente com o seu amigo que se encontrava ali perto, designadamente no estabelecimento de diversão noturna denominado TAJ, sito na Travessa da Alfarrobeira, em Cascais", explicou a PSP.
O homem, que viria a morrer, compareceu no local e iniciou-se "uma altercação verbal" entre as vítimas e os suspeitos. Um deles pegou numa faca e desferiu "vários golpes na face, braços e costas" dos norte-americanos.
Após a agressão, "os suspeitos lograram fuga para parte incerta, numa viatura que se encontrava estacionada junto ao local da ocorrência".
No local, além do INEM, estiveram os bombeiros de Cascais e Estoril, que prestaram a "assistência médica necessária e possível, transportando a vítima que se encontrava consciente ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa".
O corpo da vítima mortal foi removido para o cemitério da Guia, em Cascais, através da automaca dos Bombeiros da Parede.
Leia Também: PJ investiga três homicídios em pouco mais de 24 horas na Grande Lisboa