As férias de sonho de dois turistas norte-americanos em Portugal acabaram em pesadelo na madrugada desta quarta-feira, 15 de outubro.
Eram 3h23 quando os serviços de emergência receberam um alerta. Duas agressões de arma branca, em plena via pública, no centro de Cascais.
À chegada ao local, o INEM deparou-se com dois feridos graves, um dos quais "prostrado no solo em decúbito dorsal, inanimado e sem sinais evidentes de vida".
Os operacionais ainda efetuaram manobras de reanimação, mas já não havia nada a fazer. O óbito acabou por ser declarado na Rua Afonso Sanches, onde terá ocorrido o crime.
Fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) revelou ao Notícias ao Minuto que tudo terá começado um pouco antes da hora do alerta. Um dos turistas ia a caminho do alojamento local onde se encontrava alojado, a pé, quando, "sem qualquer interação prévia", foi abordado por três homens que, em jeito de provocação, tentaram tocar no chapéu que usava.
Vítimas esfaqueadas por um dos suspeitos após discussão
Às autoridades, o norte-americano, de 34 anos, diz que pediu aos suspeitos para "cessarem a conduta" e foi de imediato agredido com "três murros" na cara.
Perante esta agressão, o turista ligou ao amigo, que se encontrava ali perto, num estabelecimento de diversão noturna denominado 'TAJ', na Travessa da Alfarrobeira.
O amigo, de 35 anos, dirigiu-se de imediato ao local e iniciou-se "uma altercação verbal" entre as vítimas e os três suspeitos. Um deles, munido de uma arma branca, tipo faca, desferiu "vários golpes na face, braços e costas" dos norte-americanos, provocando a morte de um deles e deixando o outro gravemente ferido.
Após as agressões, os suspeitos fugiram para parte incerta, numa viatura que se encontrava estacionada junto ao local da ocorrência.
Suspeitos fugiram mas já foram apanhados
O caso passou, entretanto, para a alçada da Polícia Judiciária (PJ), como confirmou esta autoridade ao Notícias ao Minuto.
Ao início da tarde, a CNN Portugal avançou com a informação de que os suspeitos já tinham sido apanhados e estarão a ser ouvidos, neste momento, por esta força de segurança. O Notícias ao Minuto está já a tentar confirmar estes dados mas, até ao momento, ainda não conseguiu.
Por sua vez, o corpo do norte-americano morto foi levado para o cemitério da Guia, em Cascais, através da automaca dos Bombeiros da Parede. Já o ferido foi transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em estado grave, com "golpes profundos na cara" e braço, mas fora de perigo.
No local da tragédia estiveram cerca de uma dezena de elementos dos bombeiros, INEM e PSP.
Leia Também: Turista norte-americano morto à facada durante assalto em Cascais