O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou a previsão do estado do tempo em Portugal continental para quinta-feira, dia 9 de outubro. E... parece que o outono ainda 'vem longe'!
De acordo com a nota partilhada no Facebook, o IPMA refere que o céu irá apresentar-se "pouco nublado ou limpo". No entanto, na zona do litoral Centro e na região Sul poderá haver "períodos muito nublados até meio da manhã".
Já durante a tarde esses períodos de nebulosidade poderão registar-se "nas zonas de serra do interior".
Por sua vez, o vento deverá soprar "fraco a moderado". Ainda assim, nas terras altas poderá soprar "por vezes forte" até meio da manhã e a partir do final da tarde.
A temperatura máxima vai registar uma "subida", acentuando-se "em alguns locais do litoral Norte e Centro". Haverá ainda uma "pequena descida na costa sul do Algarve".
Já a pensar no fim de semana?
As previsões meteorológicas para os próximos dias indicam que, pelo menos até as eleições autárquicas, marcadas para domingo, 12 de outubro, o estado do tempo se mantenha estável em Portugal Continental e Madeira. A única exceção deverá ser a Região Autónoma dos Açores, onde a maioria das ilhas estará sob chuva e vento.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu deverá estar nos próximos dias pouco nublado em quase todo o território continental, com temperaturas a ultrapassarem, na maioria dos distritos, os 25ºC e, em alguns casos, a chegar mesmo aos 30ºC.
Há uma depressão a caminho da Península Ibérica
A depressão Alice está a caminho da Península Ibérica. A primeira tempestade deste outono deverá trazer chuva forte a Espanha, mas Portugal deverá escapar ao pior.
Apesar de começar a fazer-se sentir no país vizinho a partir da noite desta quarta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a "referida depressão não deverá ter efeitos significativos no estado tempo em Portugal continental".
Por cá, a única consequência que a depressão Alice poderá trazer é, entre quinta e sábado, dias 9 e 11, "aguaceiros dispersos na região Sul durante a tarde, em especial no Interior". O IPMA não descarta também a possibilidade de ocorrência de trovoada.
Leia Também: Onda de calor de junho de 2023 excedeu temperatura média do mar em 3 graus