As previsões meteorológicas para os próximos dias indicam que, pelo menos até as eleições autárquicas, marcadas para domingo, 12 de outubro, o estado do tempo se mantenha estável em Portugal Continental e Madeira. A única exceção deverá ser a Região Autónoma dos Açores, onde a maioria das ilhas estará sob chuva e vento.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu deverá estar nos próximos dias pouco nublado em quase todo o território continental, com temperaturas a ultrapassarem, na maioria dos distritos, os 25ºC e, em alguns casos, a chegar mesmo aos 30ºC.
A Região Autónoma da Madeira também deverá contar com tempo estável e temperaturas amenas. Os dias vão permanecer agradáveis e soalheiros. Poderá apenas registar-se, num dia ou outro, alguma trovoada em Portugal Continental.
Nos Açores, o cenário será bem diferente, tanto que o IPMA emitiu um alerta devido ao mau tempo. Prevê-se chuva para os próximos dias, muitas vezes persistente e intensa, assim como algum vento, principalmente nos grupos ocidental e central do arquipélago. As temperaturas máximas na região não deverão ir além dos 25ºC.
Nevoeiro matinal, que se desvanece ao longo do dia
Especificamente para amanhã, quarta-feira, 8 de outubro, o IPMA prevê "períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo na região Sul a partir da tarde. Vento forte nas terras altas e em alguns locais do litoral oeste, assim como uma pequena descida da temperatura máxima.
Os especialistas falam ainda na "possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral das regiões Norte e Centro até ao fim da manhã e no extremo norte durante a tarde.
O vento oscilará entre fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, temporariamente de oeste/sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, em especial a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h.
Os meteorologistas prevêem ainda "possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial das regiões Norte e Centro.
Para a Grande Lisboa, prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco junto ao Cabo Raso até ao fim da manhã. Estima-se vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h, junto ao Cabo Raso, e pequena descida da temperatura máxima.
Já no Grande Porto o céu vai estar em geral muito nublado, tornando-se pouco nublado durante a tarde. Há a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao fim da manhã. Prevê-se ainda vento fraco, soprando fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro até ao meio da manhã e para o fim do dia e, por fim, pequena descida da temperatura máxima.
Leia Também: Marque no calendário: Há uma chuva de meteoros para ver em outubro