Duas pessoas foram resgatadas após caírem nas cascatas da Fecha de Várzeas, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, na passada segunda-feira, 4 de agosto.
Em comunicado, enviado às redações esta quarta-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adiantou que a operação de resgate foi levada a cabo pela Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), através do Posto de Busca e Resgate em Montanha (PTBRM).
O "alerta foi recebido durante a tarde" e foram mobilizados meios para o local "de imediato".
Já no local, junto ao trilho contíguo à cascata, "foi localizada a primeira vítima, que apresentava escoriações superficiais nos membros inferiores, tendo sido prontamente estabilizada".
A segunda vítima viria a ser "encontrada num poço de difícil acesso", numa zona inferior, e apresentava "uma fratura e ferimentos no corpo".
Segundo a autoridade, "a estabilização foi assegurada por um militar com formação avançada em cuidados pré-hospitalares, com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa".
Após ser estabilizada, a vítima foi "transportada pelos militares" até à viatura da Cruz Vermelha, sendo depois encaminhada para uma unidade hospitalar.
Na nota, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro reiterou "o seu compromisso com a segurança em zonas de difícil acesso, garantindo uma resposta célere, eficiente e tecnicamente diferenciada em situações de emergência".
Pode ver, na galeria acima, imagens da operação de resgate.
Leia Também: Jovem resgatado após mergulhar numa zona rochosa em praia de Sesimbra