Basílio Horta diz que novo hospital de Sintra vai servir todas as pessoas

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considerou hoje que o novo Hospital de Sintra foi pensado para servir as pessoas "independentemente do seu estatuto", salientando que foi construído sem qualquer financiamento do Estado.

Inauguração do Hospital de Sintra

© Lusa

Lusa
14/07/2025 13:11 ‧ há 4 dias por Lusa

País

Sintra

A unidade hospitalar está criada para "servir todas as pessoas, independentemente da sua condição, do seu estatuto", disse Basílio Horta, durante a inauguração do hospital, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra, que aliviará pressão do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).

 

O autarca recordou o crescimento populacional do concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, referindo que "merecia um olhar profundo" sobre o sistema de saúde, uma vez que o HFF já estava a "servir mais de 500 mil" utentes.

Basílio Horta referiu que a obra teve um custo de cerca de 70 milhões de euros para autarquia.

"A construção foi feita toda em autofinanciamento de cinco anos. Não temos um cêntimo da Europa, nem do Estado central. E, isso, deve encher-nos de orgulho, nomeadamente aos nossos contribuintes que pagaram, porque desviaram do seu dinheiro para investirem na sua saúde e fizeram bem, porque é um investimento excecionalmente importante", vincou.

O autarca disse ainda que o novo Hospital de Sintra "é o único [hospital] feito nos últimos anos" no país.

"Todos aqueles que estavam no orçamento nenhum foi feito e alguns nem do papel saíram. O único que saiu do papel e está construído foi o que não estava no orçamento", realçou.

Além da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e do primeiro-ministro, Luís Montenegro, na cerimónia de inauguração estiveram presentes os antigos ministros da Saúde socialistas Adalberto Campos Fernandes, António Correia de Campos e Maria de Belém Roseira.

A nova unidade hospitalar vai dar apoio ao Hospital Amadora-Sintra, um dos maiores na região de Lisboa e Vale do Tejo, passando a atender os casos não urgentes no serviço de urgência.

O novo Hospital de Sintra, que começou a ser construído há quatro anos, está situado no Casal da Cavaleira, freguesia de Algueirão-Mem Martins, com área coberta de 10.500 metros quadrados e descoberta de 49.000 m2.

Representa um investimento de cerca de 81 milhões de euros, entre construção e aquisição de equipamentos, e irá beneficiar 550 mil utentes.

O Hospital de Sintra conta com serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro.

Dispõe também de um serviço de urgência básica para fazer cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora-Sintra, 60 camas de internamento, farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

Leia Também: Candidatos perfilam-se para suceder a Basílio Horta em Sintra. Quem são?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas