O Ministro da Defesa, Nuno Melo, disse, esta quinta-feira, que o Executivo ainda não decidiu qual será a nova localização do Campo de Tiro, atualmente em Alcochete. Este campo terá de ser relocalizado devido à construção do novo aeroporto de Lisboa.
"Neste momento, não há localização do novo Campo de Tiro. O que vai acontecer é a elaboração de um estudo técnico, feito por entidades habilitadas, que dará as possibilidades para a localização desse campo de tiro", afirmou aos jornalistas, durante uma visita à Base Aérea N.º 8, em Ovar, distrito de Aveiro, que visitou acompanhado pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins (que falou dos 'helis' ao serviço da Saúde).
Ainda esta terça-feira, o chefe do Estado Maior da Força Aérea esclareceu que o helicóptero que foi hoje apresentado só deverá começar a funcionar 24 horas por dia dentro de aproximadamente uma semana.
"Este aqui não será 24 horas a partir de hoje. A partir de agora, que recebeu equipamentos, vai começar a operar lentamente. Nós estamos há uma semana nisto", explicou o general Cartaxo Alves.
De 'volta' ao Campo de Tiro, e sobre eventuais preferências do Executivo, o governante explicou que será a partir desse estudo que avaliação política será feita, mais tarde: "Em função dessas orientações que são técnicas. O novo Campo de Tiro não é decidido por vontade política, é decidido por possibilidade técnica", garantiu.
Já rejeitando que haja localizações pré-definidas, Nuno Melo salientou: "Parece-me evidente que um Campo de Tiro não pode ser um qualquer ponto do país. Não pode ter um campo de tiro no meio de uma cidade, como é óbvio", respondeu, afirmando que será o estudo a 'dizer' onde o campo em causa "pode ser colocado", tendo em conta as necessidades.
[Notícia atualizada às 18h18]
Leia Também: Climáximo coloca faixa contra aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete