"Acho que um dos segredos é este desfile estar aberto, contar com a participação da sociedade civil e, neste caso das famílias e das crianças, toda a gente participa e penso que vai ser mais um grande sucesso", disse o chefe do executivo madeirense no âmbito do cortejo alegórico da Festa da Flor, que hoje percorreu a marginal do Funchal.
O governante salientou que a Madeira regista uma taxa de ocupação hoteleira "elevada como de costume" na altura deste evento, na ordem dos 95%.
Questionado também sobre hoje ser o primeiro dia da campanha eleitoral para as legislativas nacionais, agendadas para 18 de maio, Albuquerque apontou que a "expectativa na Madeira é ganhar" a coligação AD-PSD/CDS-PP.
"Acho que os portugueses e aqui na Madeira, os madeirenses e porto-santenses já perceberam que é preciso um governo para cumprir um prazo de legislatura, um governo de estabilidade", afirmou o governante madeirense.
No seu entender, segundo argumentou, "as pessoas ainda não entendem porque este Governo [nacional] foi derrubado e é nesse sentido que a AD vai ter a maioria", acrescentando: "Não tenho a nenhuma dúvida sobre isso".
Milhares de pessoas concentraram-se hoje na marginal do Funchal para ver o cortejo alegórico da Festa da Flor 2025 da Madeira, no âmbito do qual desfilaram 1.700 figurantes, distribuídos por 13 grupos.
A Festa da Flor é organizada pela secretaria do Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira desde 1979, representando este ano um investimento do executivo madeirense na ordem dos 911 mil euros.
Na marginal foram também montados mais de 8.000 assentos para este cortejo, num cartaz que este ano está subordinado ao tema "Sonho de Flores" e que, segundo o governo regional, tem uma organização que envolve mais 4.000 pessoas.
A Festa da Flor, que vai na sua 46.ª edição, prolonga-se por todo o mês de maio.
O cortejo, que percorreu a avenida no sentido leste/oeste da cidade, abriu com o carro do decorador madeirense João Egídio denominado "Madeira dos Meus Encantos", seguindo-se o grupo de Isabel Borges "Do Mar à Serra", a Escola de Samba Caneca Furada "Flores de Sonho", a Associação Animad "Rosarium" e o Sorrisos de Fantasia "Secret Garden".
Também desfilaram a Associação Tramas e Enredos "Flores e Sonhos", a Associação FT - Fitness Team "Paradise", Poeira D'Enigmas -- Associação Recreativa, Cultural e Escola de Samba "Ilha dos Sonhos - Um Refúgio Entre Céu e Mar", a Associação Batucada da Madeira -- ABM "Dona Orquídea e as Suas Cores", o Palco D'Emoções -- Associação Cultural, a Recreativa, Desportiva e Escola de Samba "Um Sonho de Flores - O Fado e a Rosa".
O desfile foi encerrado pela Associação de Animação Geringonça "Citrus Bloom", pelo grupo Nuvem D'Afectos -- Associação de Animação "Povo de sonhos, Costumes e Flores" e pela Associação Cultural Império da Ilha "Minha Ilha tropical".
O programa da Festa da Flor prolonga-se até 25 de maio, incluindo iniciativas como o "mercadinho da flor" onde podem ser apreciados os produtos tradicionais em 25 barracas espalhadas na avenida Arriaga frequentada por milhares de residentes e visitantes.
Também há muita animação musical com 85 concertos e atuações em diferentes palcos, espetáculos de grupos folclóricos, os tapetes florais, a 70.ª exposição da flor, o pavilhão do Bordado Madeira, oficinas temáticas, exposições, dança e 'workshops' diversos.
Leia Também: Madeira adota novo sistema de triagem telefónica de emergência médica