Governo da Madeira investe 911 mil euros na Festa da Flor

O Governo Regional da Madeira vai investir 911 mil euros no programa da Festa da Flor 2025, que decorre durante todo o mês de maio, e tem uma ocupação hoteleira estimada em 95%, foi hoje anunciado.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
28/04/2025 16:51 ‧ há 2 dias por Lusa

País

Madeira

"O investimento no programa da Festa da Flor 2025 é de 911 mil euros, menos 26 mil euros que no ano anterior", disse o secretário regional do Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, na conferência de imprensa para apresentação deste importante cartaz turístico da Madeira que agora se prolonga de 01 a 25 de maio.

 

Segundo o governante madeirense, o programa que este ano está subordinado ao tema "Sonho de Flores" vai contribuir para uma ocupação hoteleira estimada na ordem dos "95% que é equivalente à que se verificou no ano de 2024".

Também mencionou que a organização desta festa envolve cerca de 4.000 pessoas, incluindo as 1.700 que participam no cortejo alegórico que percorre a avenida em 04 de maio, no âmbito do qual desfilam 13 grupos e o carro do decorador madeirense João Egídio.

Estes carros ficam decorados com flores em exposição até 25 maio no cais 8.

O programa começa a 01 de maio com o "mercadinho das flores" que conta com 25 casinhas onde podem ser apreciadas flores e produtos regionais.

Outra das atrações são os tapetes florais, que este ano serão 14, os quais vão sendo renovados ao longo do período da festa.

No Largo da Restauração vai estar a 70.ª Exposição da Flor que vai "pela primeira oferecer oficinas relacionadas com a flor".

O tradicional pavilhão do Bordado Madeira em frente à Sé do Funchal, oficinas da flor que mostram táticas ligadas à flor, comida e bebias regionais, um torneio de golfe, um festival regional de dança, atuações da associação de ginástica, exposição de veículos antigos, são outras atividades previstas.

Tradicional é ainda, em 03 de maio, a construção do "muro da esperança" que vai contar este ano com a participação de 300 crianças de sete escolas diferentes e de duas instituições, além da edificação do "muro da solidariedade" que é "dirigido aos mais experientes da vida, uma cerimónia simbólica que terá 670 utentes de 38 instituições", indicou o secretário regional.

Em termos de animação, o responsável informou que estão previstos 85 concertos e atuações, 37 concertos na Placa central (Funchal), outros quatro concertos da flor igualmente gratuitos em Boaventura (São Vicente), nos Jardins do Palheiro, no Pico dos Barcelos e Arco de São Jorge que é "uma forma de descentralizar" o programa.

No caso do concerto do Arco de São Jorge, decorrerá no roseiral que já pertenceu ao presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, sendo uma forma de "levar a música até as flores".

Estão previstos ainda concertos pela Orquestra Sissi, Orquestra Clássica e outro pela Banda Militar da Madeira, além de 40 atuações de 20 grupos folclóricos.

Leia Também: Albuquerque diz que seria mais fácil resolver este problema na Madeira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas