Um cidadão português de 56 anos procurado pela Interpol pelos crimes de importunação sexual, auxílio à imigração ilegal e lenocínio foi detido, na quarta-feira, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, no Brasil.
Segundo o G1, está é a segunda vez que o português, identificado como João Baptista Pereira Silva Gonçalves, é detido no Brasil. A primeira detenção ocorreu há três anos, a 9 de fevereiro de 2022.
O homem foi condenado em Portugal a quatro anos e dois meses de prisão, tendo a sentença transitado em julgado em 2014. Oito anos depois, em junho de 2022, foi incluído na ‘lista vermelha’ da Interpol.
A 9 de fevereiro de 2022 foi detido num apartamento, no Recife, pela Polícia Federal no âmbito de um mandado do Supremo Tribunal Federal (STF) para fins de extradição. No entanto, acabou por ser libertado sob medidas de coação enquanto aguardava a decisão sobre a entrega às autoridades portuguesas.
O português continuou a praticar crimes "relacionados com o tráfico de mulheres", violando, assim, a sua liberdade condicional, o que levou à segunda detenção.
Leia Também: Brasil rejeita qualquer tentativa de EUA de politizar decisões da Justiça